Trabalho Interdisciplinar

O Trabalho Interdisciplinar visa “envolver os alunos na conceção, realização e avaliação de projetos, através da articulação de saberes de diversas áreas curriculares, em torno de problemas ou temas de pesquisa ou de intervenção, de acordo com as necessidades e os interesses dos alunos".

O Trabalho Interdisciplinar constitui-se como uma área de aprendizagem transversal e integradora, que deve estimular a curiosidade intelectual e o gosto pelo conhecimento, provocando nos alunos a necessidade de se assumirem como agentes ativos da sua própria aprendizagem.
 
Procura envolver os alunos na concepção, realização e avaliação de projetos, através da articulação de saberes de diversas áreas curriculares, visando o desenvolvimento das potencialidades dos alunos e estimulando a criatividade, a autonomia, o espírito de cooperação e o respeito mútuo.
 
Após a seleção de um tema por alunos e professores, procura  identificar-se subquestões atraentes, genuínas e pertinentes, passíveis de conferir autenticidade ao projeto e de motivar os alunos para níveis  excelentes de concretização.  
 
O método de resolução de problemas está presente no desenvolvimento do trabalho, que compreende a identificação da situação/problema, investigação, definição do projeto, realização e avaliação. Pode ser pertinente dar mais ênfase ou aprofundar mais uma das fases, de acordo com o perfil dos alunos envolvidos no projeto. Realizam-se visitas de estudo ao longo do ano como uma das estratégias de motivação, bem como de consolidação e alargamento de aquisições. Valoriza-se tanto o processo como o produto final.
 
Os projetos devem originar trabalhos passíveis de serem comunicados e partilhados com a comunidade escolar, através de processos que impliquem a utilização da língua portuguesa, de línguas estrangeiras, em textos originais, com o recurso das Artes Visuais e das Tecnologias de Informação e Comunicação.

O

ur purpose is to create a happy, secure and stimulating learning environment within which all members of our community can achieve their full potential and develop a commitment to lifelong learning.

Our purpose is to create a happy, secure and stimulating learning environment within which all members of our community can achieve their full potential and develop a commitment to lifelong learning.