Português

De acordo com a intencionalidade dos programas e com a filosofia desta Escola, o professor de Português deve ser um mediador entre o aluno e os saberes que este deverá construir para compreender e produzir discursos orais e escritos corretos.

A disciplina de Português promove e valoriza a aprendizagem da língua portuguesa nas suas dimensões linguística e cultural. Privilegia-se o desenvolvimento progressivo de competências no domínio da Oralidade, da Leitura, da Escrita, da Educação Literária e da Gramática (domínios consagrados no currículo nacional: programa e metas curriculares). O ensino e a aprendizagem do Português procura, por um lado, consolidar de forma consistente as aquisições da funcionalidade e estrutura da língua e, por outro lado, desenvolver e consubstanciar a sua utilização, para a aprendizagem de outros saberes e para o desenvolvimento de capacidades progressivamente mais complexas.
 
As práticas de trabalho encontram na leitura e na escrita o contexto para um continuado estímulo ao desenvolvimento da criatividade, da autoconfiança, do espírito de iniciativa, do sentido crítico, do sentido de responsabilidade e da autonomia, de que é exemplo a habitual e bem sucedida participação em eventos literários de âmbito nacional.

O

ur purpose is to create a happy, secure and stimulating learning environment within which all members of our community can achieve their full potential and develop a commitment to lifelong learning.

Our purpose is to create a happy, secure and stimulating learning environment within which all members of our community can achieve their full potential and develop a commitment to lifelong learning.