Geografia

Como princípios reguladores da disciplina de geografia podemos considerar que:

A disciplina de Geografia procura desenvolver uma consciência espacial do Mundo, considerando as diferentes escalas de análise: local, regional, nacional, continental e mundial. A aprendizagem, ao integrar as diferentes características dos lugares, permite a compreensão da organização dos espaços/territórios, fundamental para desenvolver a percepção de que todos os grupos humanos são interdependentes, dado partilharem um sistema ambiental comum.
 
A educação geográfica ajuda a aprofundar a compreensão de muitos desafios contemporâneos, ligados a temas como as alterações climáticas, a produção e segurança alimentar, os consumos energéticos, a exploração dos recursos naturais, as migrações e a urbanização. As experiências educativas devem ajudar os alunos e assumir as suas responsabilidades face à comunidade a que pertencem e ao ambiente natural que partilham com os demais seres vivos.
 
A ação educativa desenvolve competências ligadas: i) à observação direta e indireta de espaços e lugares; ii) à procura, registo e tratamento da informação; iii) ao levantamento de hipóteses explicativas; iv) à formulação e apresentação de conclusões. Entre as competências geográficas dá-se especial ênfase à interpretação e produção de documentos gráficos e cartográficos, fundamentais para sustentar conhecimentos e atitudes face aos problemas ambientais e sociais do mundo atual.

O

ur purpose is to create a happy, secure and stimulating learning environment within which all members of our community can achieve their full potential and develop a commitment to lifelong learning.

Our purpose is to create a happy, secure and stimulating learning environment within which all members of our community can achieve their full potential and develop a commitment to lifelong learning.