Formação Pessoal

Esta área curricular não disciplinar procura desenvolver nos alunos comportamentos de promoção da sua própria saúde e da saúde da comunidade.

A Formação Pessoal é uma área que procura desenvolver nos alunos atitudes e valores conducentes à promoção de uma vida saudável no âmbito pessoal e social. Considerando a saúde como o completo bem-estar físico, psíquico e social do indivíduos, e não só a ausência de doença, esta área visa integrar de forma harmoniosa as transformações resultantes do desenvolvimento pessoal nas relações com os outros e com o meio envolvente.
 
Nas aulas são abordados temas muito variados, como “Tolerância”, “Entreajuda”, “Solidariedade”,“Educação Sexual e para os Sentimentos”e outros que vão surgindo ao longo do ano letivo, ditados pela relevância social ou por sugestão dos próprios alunos, quando pretendem refletir sobre temas fraturantes da sociedade.
 
A ação educativa em Formação Pessoal visa ainda explorar as possibilidades do avanço do conhecimento científico na construção da identidade e na aceitação da diferença. A relação pedagógica nesta área procura ajudar os alunos a perspetivar um projeto de vida capaz de suscitar uma participação consciente, plena, responsável e valorizadora de si próprio e dos outros, nos diferentes domínios da vida pessoal e social.

O

ur purpose is to create a happy, secure and stimulating learning environment within which all members of our community can achieve their full potential and develop a commitment to lifelong learning.

Our purpose is to create a happy, secure and stimulating learning environment within which all members of our community can achieve their full potential and develop a commitment to lifelong learning.