Apoio ao Estudo

A atividade Apoio ao Estudo, oferecida diariamente aos alunos do 1º, 2º e 3ºciclos, constitui-se como uma área que desenvolve, primordialmente, a aquisição de métodos de estudo, a prática do trabalho consistente e a organização.

O Apoio ao Estudo, oferecido diariamente aos alunos do 1º, 2º e 3ºciclos, constitui-se como uma área que desenvolve, primordialmente, a aquisição de métodos de estudo, a realização e a organização consistente do trabalho escolar, visando a crescente autonomia dos alunos no processo de aprendizagem.
 
Esta área complementa o trabalho diferenciado realizado na sala de aula, ao apoiar os alunos que evidenciam necessidade de um acompanhamento individualizado. No 1º ciclo,  constitui uma responsabilidade do professor titular, em articulação com os restantes docentes.  No 2º e 3ºciclos, o diretor de turma, em co- responsabilidade  com outros docentes, está igualmente envolvido.
 
Numa pedagogia de desenvolvimento de autonomia, os alunos definem as tarefas a executar. Devem realizar os trabalhos de casa, propostos pelos professores, os quais decorrem naturalmente das atividades desenvolvidas na aula e das necessidades de cada aluno. Aquelas visam  a consolidação de aquisições e o desenvolvimento de capacidades, pelo que  são solicitados tipos diversos de atividades, desde a simples mecanização, à demonstração e aplicação de conhecimentos em novas situações, até aos trabalhos que implicam maior criatividade, ou capacidade de comunicação,  e apelo à capacidade crítica.
 
Os trabalhos de casa de cada disciplina são da responsabilidade do respetivo professor, que confirma a sua execução e os corrige nas aulas seguintes. Face à carga letiva, tenta-se orientar tais tarefas de forma a que os alunos do 1º ciclo despendam em média 30 minutos diariamente, período que é duplicado no 2º ciclo e alargado ao longo do 3º  ciclo.
 
A orientação constante dos professores, o facto de os alunos serem encorajados a entreajudar-se e o equipamento facultado geram um ambiente de estudo conducente ao genuíno envolvimento dos alunos na sua própria aprendizagem.

O

ur purpose is to create a happy, secure and stimulating learning environment within which all members of our community can achieve their full potential and develop a commitment to lifelong learning.

Our purpose is to create a happy, secure and stimulating learning environment within which all members of our community can achieve their full potential and develop a commitment to lifelong learning.