1º Ciclo

O currículo dos alunos do 1º ciclo tem por base a filosofia e os objetivos da Escola. Promove o conhecimento da língua, história e cultura portuguesa e inglesas, procurando despertar o gosto por aprender e incentivar atitudes de respeito.

Procura criar um ambiente acolhedor e estimulante, que permita a cada aluno o desenvolvimento emocional, espiritual e intelectual, de forma integrada.

Prevê uma articulação vertical com o 2º ciclo de escolaridade e uma articulação horizontal com o currículo da Primary School. Cumpre o currículo nacional e proporciona o conhecimento da língua inglesa, através de um programa de ensino bilingue: para além da disciplina de língua, os alunos frequentam em inglês as áreas cujo progresso não implica a língua materna: as expressões artísticas e físico-motoras.

O programa de Língua Inglesa desenvolve-se a partir de tópicos, que estão articulados, desde o 1º ano, com os temas abordados na área de Estudo do Meio e com tópicos próprios do currículo inglês.

A área de Estudo do Meio inclui aulas de caráter experimental, que têm lugar, no 4º ano, nos laboratórios da escola. Alguns dos temas do programa são igualmente abordados em língua inglesa.

A prática de Educação Física prepara os alunos para o trabalho a desenvolver através das Houses, bem como para as competições posteriores, pelo que, a partir do 2º ano, a lecionação decorre em conjunto com os alunos do currículo inglês.

A disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação promove a utilização das aplicações informáticas em contextos concretos e significativos. É uma disciplina essencialmente prática, utilizada transversalmente, logo a partir do 1º ano. Reforça no 1º ciclo, essencialmente, as disciplinas de Língua Português e de Matemática.

A Área de Projeto é enriquecida pela participação nas atividades propostas pela Primary School: Assembleias Semanais (vide Projecto Educativo da Secção Portuguesa), projetos temáticos (Harvest Festival, Arts Day, Science Day, Book Week, Maths Day, Sports Day), peças de teatro, entre outras.

A Formação Pessoal e Social dos alunos é alvo de particular cuidado, conforme consignado no Projeto Educativo da Escola.

A constituição de turmas pequenas confere oportunidade efetiva aos alunos de participarem e de realizarem atividades significativas, integradas e socializadoras, que, respeitando o ritmo de aprendizagem dos alunos, visam a sua formação integral e a promoção do sucesso educativo. A sua organização respeita o perfil de cada grupo, conforme consignado nos diferentes Projetos Curriculares de Turma. Organizam-se programas de solidariedade que visam permitir aos alunos concretizar os princípios que a Escola preconiza.

A autonomia e a responsabilização que se procura desenvolver nos alunos ao longo do ciclo fica patente com o cargo de Monitor, que é exercido por todos os alunos do 4º ano, numa base rotativa.

Ainda a partir do 1º ciclo os alunos organizam-se no Students’ Council, que procura igualmente o desenvolvimento das referidas competências.

O

ur purpose is to create a happy, secure and stimulating learning environment within which all members of our community can achieve their full potential and develop a commitment to lifelong learning.

Our purpose is to create a happy, secure and stimulating learning environment within which all members of our community can achieve their full potential and develop a commitment to lifelong learning.